Guarany de Sobral 1x2 River

Partida quente, na temperatura: 34ºC apontava o placar do estádio do Junco, em Sobral, no Ceará. Dentro de campo, Guarany e River-PI fizeram suas estreias na Série D do Campeonato Brasileiro. No duelo entre o campeão de 2010 do nacional e o debutante, melhor para os novatos: o River-PI venceu por 2 a 1 a equipe do Cacique do Vale na tarde deste domingo. Para um público de 1.401 torcedores (renda de R$ 17.680), os dois times deram seus primeiros passos rumo ao sonhado acesso à Série C. Mostrando um pouco mais de entrosamento, o Galo teve mais domínio ao longo dos 90 minutos, apesar de passar certo sufoco nos últimos lances.

Guarany de Sobral x River-PI (Foto: Josiel Martins )Eduardo corresponde às expectativas e foi principal jogador do River-PI no jogo (Foto: Josiel Martins )
 
Eduardo – que fez até um toque de calcanhar – abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. O jogador, que passou 13 anos no futebol europeu, deu também a assistência para o segundo gol tricolor, feito por Fabiano.  A equipe do Ceará descontou com Rodrigo Dantas e buscou o empate, sem sucesso, até o acréscimo de quatro minutos – similar ao “padrão Fifa” da Copa.

Com esse resultado e o empate entre Remo e Moto Club na outra partida do grupo na rodada, o River-PI assumiu a liderança do grupo A2, enquanto o Guarany de Sobral ficou com a lanterna. No próximo domingo (27), o Tricolor piauiense recebe o Remo em Teresina, no Estádio Albertão. Já o Guarany folga nessa segunda rodada e só estreia contra o Moto Club daqui a duas semanas, jogando em São Luís.

Ataque funciona e River-PI sai na frente

A presença do meio campo do River-PI foi fundamental para os tricolores saírem da etapa inicial com a vantagem no placar. Do lado defensivo, o setor povoado com os volantes Vitor Recife, Amarildo e Thiago Dias não permitiu os avanços da equipe de Leivinha. Já do ponto de vista ofensivo, Esquerdinha e Marabá tiveram toque de bola mais refinado. Enquanto isso, o atacante Candinho, da equipe cearense, ficou sozinho por boa parte do tempo. Dos pés dele, apenas as jogadas de bola parada e uma finalização que acabou isolando.

Guarany de Sobral x River-PI (Foto: Josiel Martins )River-PI dominou ações ofensivas no primeiro tempo e foi para o intervalo com vantagem no placar (Foto: Josiel Martins )

Das faltas vieram os principais lances de perigo. Do River-PI, o zagueiro Gabriel – aos 14 minutos – arriscou da intermediária e observou uma bela defesa do goleiro Eliardo, que espalmou para escanteio. O arqueiro tricolor, Cesar Luz, executou duas boas defesas, uma delas uma bola com efeito do meia Douglas, aos 27 minutos. 

Aos 31 minutos, a jogada do gol. Pelo lado esquerdo, o trio de ataque do Galo entrou na defesa rubro-negra na base do toque. Enquanto os zagueiros André Nunes e Júnior Lopes pediam impedimento, o atacante Eduardo recebeu e tocou com classe no canto de Eliardo.

Tricolor segura a vantagem
Guarany de Sobral x River-PI (Foto: Josiel Martins )Guarasol partiu para cima, mas não conseguiu chegar ao gol de empate (Foto: Josiel Martins )
 
Do primeiro tempo, continuaram as faltas e as reclamações quanto à atuação do árbitro Clizaldo Di Pace França. Marcações equivocadas e falta de controle em lances mais fortes eram as principais queixas dos dois técnicos. Atrás do placar, Leivinha começou a etapa final com alterações: Carlinhos e Pitbull entraram no lugar de Thiago Santos e Candinho. Nos primeiros 10 minutos, a substituição colocou um Guarany de Sobral com mais ofensividade. O Guarasol só não empatou por conta de Cesar Luz, que pegou chute, se agigantou em cima do atacante Rodrigo Santos e pegou cabeçada. 

Para tentar barrar o crescimento do rival, Teixeira tirou o meia Thiago Marabá e investiu no volante Alessandro. O River-PI ganhava mais um jogador de marcação e esfria a pressão do Guarany. Com a mão na cintura, Leivinha buscava soluções, articulava e cobrava. Ao seu lado, Josué Teixeira mantinha a mão no queixo e às vezes no bolso. Pedia calma. Desta forma, o técnico viu a arrancada de Eduardo pela direita. Em liberdade, ele cruzou bola açucarada nos pés de Fabiano, que ampliou aos 22 minutos. 
Enquanto o time tricolor comemorava, a equipe cearense saiu em velocidade pela direita, e o atacante Rodrigo Dantas justificou o porquê veste a camisa nove: pegou o lançamento e não deu chances para Cesar Luz: 2 a 1. O Guarany sufocou, dominou os últimos minutos, mas não chegou ao empate e estreou com derrota na Série D.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural